Uma história de
Grandes Colheitas

Fundada em 1985, no pequeno município de Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, por João Andreo Colofatti, a Belagrícola evoluiu de uma revenda de produtos agrícolas para se tornar um dos maiores distribuidores de insumos agrícolas e comercializadores de grãos do Brasil.

A estratégia que possibilitou o crescimento foi o olhar diferenciado de João Colofatti para o agricultor. “Percebi que, mais do que ter um fornecedor, o produtor queria uma empresa que fosse parceira, da semente à comercialização dos grãos. E foi exatamente isso o que nos tornamos”.

Com a visão de seu fundador que prioriza o relacionamento, a Belagrícola tomou impulso rápido desde os anos iniciais. Em 1987 começa a comercializar defensivos e sementes. Nove anos depois, em 1994, inaugura sua segunda loja.

Dando ênfase à profissionalização de seus consultores, em 2000 é realizada a primeira Convenção de Vendas. Em 2001 é promovida a primeira edição do evento que se tornaria uma das maiores vitrines tecnológicas do agronegócio brasileiro: o Belasafra, que atualmente reúne 8 mil produtores rurais e as principais empresas de produtos e serviços do setor.

A estratégia de expansão segue vitoriosa e, em 2002, é inaugurada a primeira unidade de recebimento de grãos. Acompanhando a evolução da tecnologia voltada para a gestão da propriedade rural, em 2007 a empresa inicia a oferta de seu serviço de agricultura de precisão – o Belaprecisão.

Contratando mais colaboradores e aumentando o portfólio de produtos e serviços, em 2008 a sede administrativa é transferida para Londrina (PR).

2010 é um ano marcante na história da Belagrícola: o faturamento chega à marca de R$ 1 bilhão. Ao mesmo tempo, a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) começa a operar em Tamarana (PR) com um dos mais modernos laboratórios de pesquisa e tratamento de sementes do Brasil.

Novas filiais são inauguradas nos anos seguintes: em 2011, Ponta Grossa (PR), na estratégica região dos Campos Gerais e, em 2013, no interior de São Paulo, em Itapeva.

Em 2014, todo o esforço e dedicação de João Colofatti e de toda a equipe de colaboradores é coroado pelo mercado: a Belagrícola é reconhecida com a maior empresa de Londrina através de rankings de publicações especializadas.

No mesmo ano, marcando também uma nova fase, a empresa se muda para a nova sede em um dos cartões postais mais conhecidos de Londrina: às margens do Lago Igapó.

Hoje, considerada um dos maiores players do agronegócio nacional, a Belagrícola tem ampliado suas atividades para o mercado internacional. Seu DNA – razão de todo êxito conquistado até agora – continua o mesmo: Inovação. Paixão. Parceria.