Responsabilidade Socioambiental

O objetivo é realizar ações colaborativas e sustentáveis para os públicos da Belagrícola. A meta é alcançar a sustentabilidade agrícola e ambiental, o desenvolvimento da cidadania e educação, além da promoção da saúde e da qualidade de vida.

Hospital do Câncer de Londrina (HCL)

Acreditamos no propósito da saúde e entendemos que todas as forças precisam ser direcionadas a pessoas que passam por momentos de dificuldade. Em vista disso, a Belagrícola é parceira há mais de 10 anos do Hospital do Câncer de Londrina e promove frequentemente ações que instiguem a doação de terceiros a essa instituição, além da doação anual que a empresa realiza ao Hospital.

Entre as ações executadas, que vão desde eventos nas unidades de negócio a campanhas de vendas que revertem verbas à instituição, destacamos a campanha que promovemos com os produtores rurais: estimulamos nossos clientes a doarem sacas de soja, milho, trigo, dentre outros, à instituição. A cada doação realizada, a Belagrícola acrescenta 30% do valor arrecadado.

Associação Mãos Estendidas (AME)

A AME – Associação Mãos Estendidas, que atende crianças e adolescentes do Conjunto Novo Amparo, Santa Luzia e Jardim Felicidade, na região Leste de Londrina, é outra entidade que recebe suporte da Belagrícola.
Além de doações financeiras, gêneros alimentícios, a empresa está ajudando a construir – com assessoria técnica, doações de materiais e voluntários, o novo Centro de Educação Infantil da AME

Grupo de
voluntariado

Através de pesquisas, percebemos a vontade dos colaboradores da Belagrícola em querer fazer o bem e contribuir com a sociedade. Assim, organizamos o nosso Grupo de Voluntários. Formado por colaboradores engajados em fazer a diferença, o grupo visa planejar ações em prol de instituições selecionadas pelos próprios colaboradores, dos segmentos infantil, de idosos e voltado a comunidades.

O grupo trabalha de maneira independente, planejando e executando ações, bem como arrecadando o investimento e donativos necessários. As áreas de Comunicação e Responsabilidade Social da Belagrícola acompanham as ações executadas e oferecem todo o apoio necessário para o cumprimento do planejamento.

  • Criação e melhoria de espaços físicos em instituições
  • Auxílio na otimização de recursos de entidades
  • Melhoria na alimentação de crianças em vulnerabilidade
  • Realização de eventos recreativos para crianças
  • Implantação de aplicativo para facilitar a comunicação de crianças com elevado grau de deficiência física e mental
  • Implantação de aplicativo para promover a interação entre voluntários e instituições assistenciais.

Natal Solidário

Inspirados pelo espírito natalino e com a visão de que nem todas as crianças possuem a oportunidade de festejar o Natal como desejariam, criamos o Natal Solidário na Belagrícola. São escolhidas instituições que desenvolvem ações com crianças carentes para que cada criança possa escrever uma carta com o que mais deseja receber de presentes de Natal. Deixamos as cartas à disposição para os colaboradores “adotarem” as crianças que se identificaram, realizando o desejo de Natal de cada uma.

Programa Economize

Acreditamos que os recursos energéticos precisam ser utilizados com moderação e responsabilidade, minimizando desperdícios para atingir bons resultados. A partir dessa premissa, a Belagrícola criou um Comitê de Conservação de Energia: o ECOnomize.

Composto por mais de 15 colaboradores que discutem melhorias a serem implantadas, o comitê também busca despertar a cultura de responsabilidade dos colaboradores com relação à utilização de recursos energéticos, tanto na empresa quanto em suas residências.

O Comitê promove ações através de treinamentos informacionais sobre recursos, conscientização através de campanhas e mapeamento de melhorias a serem implantadas.

Programa Ciclo das Embalagens

O projeto “Ciclo das embalagens” tem como objetivo conscientizar os colaboradores da Belagrícola sobre os procedimentos internos de devolução das embalagens vazias de defensivos, além de orientar o produtor rural sobre a importância da correta devolução.

A conscientização do projeto nas filiais é desenvolvida por meio de treinamentos realizados pela equipe Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS). Durante o treinamento, o instrutor apresenta exemplos práticos relacionados aos seguintes temas: classificação das embalagens, tríplice lavagem, procedimentos e períodos e locais de devolução, além dos exemplos práticos.

A orientação ao produtor rural sobre o tema ocorre através de assessoria técnica realizada por equipe comercial e palestras promovidas pela empresa. Os conteúdos oferecidos são relacionados à sustentabilidade e estratégia de negócio diretamente ligada à geração de valor apoiada em ações que visam o crescimento econômico-social e a preservação do meio ambiente.

Programa de Reciclagem

Comprometida com a melhoria contínua e o desenvolvimento sustentável, a Belagrícola controla seus processos e mantém um sistema de gestão visando o fortalecimento social, a manutenção e melhoria da saúde, segurança de seus colaboradores e integração com as demais partes interessadas das regiões onde opera.

A filial localizada no município de Mauá da Serra (PR) é uma das unidades que se destacam como exemplo nessa área: desde 2014, a filial instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos com a prática da coleta seletiva solidária no município. Assim, assegura a sustentabilidade do programa municipal e possibilita a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.  A filial realiza o incentivo à indústria da reciclagem e a cooperação técnica e financeira para a gestão integrada de resíduos sólidos do município.

Projeto Canora

Através da música, o projeto Canora visa oferecer uma nova perspectiva de vida a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas privadas de liberdade em Londrina. Percebemos a necessidade de proporcionar a estes adolescentes o aprendizado pessoal, profissional e a visão cidadã, pois acreditamos que é através da educação que podemos despertar o autoconhecimento e desenvolver novas habilidades, evitando a reincidência em atos criminosos.

O projeto promove, em parceria com uma instituição, atividades teóricas e práticas de musicalização, além da participação de ações em ambiente simulado, garantindo o aprendizado dos conteúdos propostos no programa e fortalecendo a convivência social.

Semana do Trânsito

O índice de mortes no trânsito no Brasil é um dos mais altos no mundo. Nos preocupamos com nossos colaboradores que diariamente andam pelas rodovias brasileiras. Por isso, anualmente, seguimos o calendário da Semana Nacional do Trânsito e desenvolvemos campanhas que de conscientização que despertam para ações de prudência no trânsito.

BelaGeração

Acreditamos no poder das gerações futuras para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade agrícola. Por isso, criamos o Projeto Belageração, a fim de capacitamos sucessores através de cursos e treinamentos que envolvam toda a família, abordando aspectos jurídicos, gestão de custos, da empresa rural e de conflitos.

Até 2017, já foram formadas 10 turmas, 42 encontros com 315 famílias envolvidas neste Projeto. Buscamos, cada vez mais, alcançar a sucessão familiar na propriedade rural e a sustentabilidade da cadeia.

Projeto A.M.A.R

O Projeto Acompanhar e Mobilizar Ações de Responsabilidade – A.M.A.R., visa acompanhar colaboradores afastados por motivo de doença ou acidente, a fim de orientá-los e apoiá-los no processo de recuperação. Além disso, o projeto objetiva dar maior qualidade de vida ao colaborador e reduzir o tempo de afastamento, para que possa retomar às suas atividades habituais.

Há um cronograma estruturado de visitas na casa dos colaboradores afastados, com a entrega de cartilhas e suporte necessário.

Também é feita uma análise dos colaboradores que estão afastados por motivo de benefício previdenciário que tenham aptidão para desenvolver atividades de formação profissional. Esses profissionais são direcionados para instituições formadoras que, posteriormente, podem absorvê-los em seu quadro de colaboradores ou reintroduzí-los no mercado de trabalho.

Outubro Rosa  e Novembro Azul

A Belagrícola participa do calendário mundial em prol do combate ao câncer de mama e de próstata e desenvolve, anualmente, ações de conscientização sobre estes dois tipos de câncer nos meses de outubro e novembro. Já foram realizadas diversas palestras e eventos, além da distribuição de informativos, entre outras ações, que proporcionam maior conhecimento aos colaboradores e despertam a necessidade da realização de exames para diagnóstico precoce da doença nas campanhas de Outubro Rosa e Novembro Azul.

Janeiro Branco

Além das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, no calendário de campanhas de promoção da saúde da Belagrícola encontra-se também o Janeiro Branco. Esta campanha visa propiciar reflexões pessoais nos colaboradores para melhoria da saúde emocional, principalmente de doenças como a ansiedade, estresse e depressão por meio de informações e ações de engajamento com o tema.

Ginástica Laboral

Buscamos promover, por meio de nossas ações, a qualidade de vida no ambiente de trabalho aos nossos colaboradores. Em vista disso, proporcionamos semanalmente ginástica laboral no ambiente de trabalho, com exercícios físicos para relaxar o corpo e a mente, evitando lesões e doenças ocupacionais.